• Capitolina Revista

Maria Valéria Rezende



A face descoberta


Alina acorda com aquela conhecida angústia. Sonhou de novo com as vagas imagens da mãe que perdeu, aos dois anos de idade, na pandemia de 2020. Despacha logo as crianças para a escola. Esquece a angústia por uns minutos enquanto aprecia os corpinhos nus dos dois filhos, cada dia mais morenos do sol de verão, hoje ambos usando um novo par de máscaras que ela se orgulha de ter desenhado. Tão originais!

Quando os meninos desaparecem pela porta da van escolar, Alina volta-se para dentro e reencontra a angústia. Busca a chave no esconderijo, abre a gaveta e pega a fotografia, única prova que lhe restou da existência da mãe e escapou da destruição de todos os indecentes retratos anteriores à peste. Olha longamente a face descoberta, a sobressair entre o véu de noiva e todos os panos que antes cobriam os corpos. Sente um pouco de vergonha de contemplar assim, longamente, a boca, o nariz e o queixo daquela mulher e achá-los belos.

Soa o relógio e ela se lembra do desfile que fará hoje dos novos conjuntos de máscaras e minúsculos, quase invisíveis, tapa-sexos higiênicos. Inaugura uma nova linha e deve parecer segura e confiante frente à sócia e às clientes. Tranca a gaveta, esconde a chave e corre para banhar-se, tratar a pele com aquele creme francês que lhe deixa o corpo inteiro admiravelmente aveludado e, finalmente, vestir-se com sua máscara mais elegante e exclusiva.


****


A AUTORA

Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, São Paulo, onde viveu até os 18 anos. Em 1965, entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho. Dedicou-se sempre à educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste, vivendo em Pernambuco e depois na Paraíba, no meio rural, até 1986 e, desde então, em João Pessoa, onde está até hoje. É uma das autoras mais premiadas da literatura brasileira contemporânea e recentemente, seu romance Carta à rainha louca foi um dos vencedores do Prêmio Oceanos.

48 views0 comments

Recent Posts

See All

STAY CONNECTED

  • Facebook Clean